Visite o site Cidades Ilustradas
Visite o site Cidades Ilustradas
Cidades Ilustradas é um projeto editorial que pretende realizar uma série de livros cujo tema central são as principais cidades brasileiras vistas através do traço e arte de desenhistas nacionais e internacionais.

Reconhecer e ilustrar, a partir de pequenos detalhes, as pulsações e a vida nas cidades é a paixão e trabalho desses artistas e será também o objetivo desta coleção.

Cada cidade retratada no projeto Cidades Ilustradas contribue para a preservação de nossa memória social participando da criação de uma identidade cultural entre seus habitantes, revelando detalhes de suas ruas e avenidas, destacando a riqueza de sua arquitetura, e oferecendo, enfim, uma visão global da cidade vista por um olhar estrangeiro.

O sucesso desse projeto deve-se ao apoio de diversas empresas. O livro sobre o Rio de Janeiro contou com o patrocínio do Pró-Cardíaco e apoio da Esso Brasileira de Petróleo. Belo Horizonte obteve os patrocínios da Esso e Coca-Cola. Curitiba, Salvador, Cidades do Ouro, São Paulo, Florianópólis, Porto Alegre e Brasília beneficiaram-se do patrocínio da Esso e o livro sobre Belém contou com o patrocínio da Companhia Vale do Rio Doce.


Rio de Janeiro

"Olhei com mais atenção para coisas triviais da vida cotidiana, tentando ver o Rio com a visão do carioca, sem os vícios do turista. O Rio tem muito humor e sutileza."





Belo Horizonte

"No final, vão descobrir que Belo Horizonte não é apenas o cenário, mas sim o personagem principal da história."






Curitiba

"Curitiba foi se revelando aos poucos, algum tempo depois, à medida em que ia criando as ilustrações, juntando fragmentos de fotos e lembranças."





Salvador

"Marcello Quintanilha, desenhista niteroiense, homenageia a cidade de Salvador retratando seus monumentos, ruas, feiras, praias e praças em um livro ilustrado. As imagens acompanhadas de textos mostram o soteropolitano manifestando seu amor pela cidade."



Belém

"Os pontos turísticos, as ruas, os prédios históricos e tantos outros destaques do cotidiano compõem a versão de Belém do Cidades Ilustradas."





Cidades do Ouro

"Marcelo Lelis foi convidado para ilustrar cinco cidades históricas mineiras e que fizeram parte do ciclo do ouro: Ouro Preto, Congonhas, São João del Rei, Tiradentes e Diamantina."





São Paulo

"É uma cidade que é uma mistura de verde e cinza, e contém muitos elementos de outras grandes metrópoles. Tem um desenvolvimento fascinante. Acho que sou muito privilegiado por ter sido convidado para fazer esse álbum."




Florianópolis

"... me pareceu mais interessante mostrar a alma mais profunda do lugar, a paisagem entregue aos seus verdadeiros donos. Na verdade foi um prazer fugir dos estereótipos da alta temporada, muitas vezes desenhando paisagens magníficas mergulhadas na solidão."




Porto Alegre

"Isto sim que é um espetáculo! Não se pode perder! O sol vai-se fundindo lentamente no Guaíba e exatamente às sete e quinze pisca o olho para nós e desaparece. É algo impressionante! Não existe outro pôr-do-sol igual no mundo e, creiam-me, não exagero!"




Brasília

"Assim, sobre o pano de fundo da dupla beleza da natureza do cerrado e do patrimônio da Humanidade criado pelo homem, a Brasília de hoje tem os cacoetes de toda grande cidade brasileira, para o bem e para o mal: tem tudo que você quiser, e tudo que você não quer..."
Rua Visconde de Paranaguá, 37 D - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
CEP 20241-070 - Tel. (21) 2222-0039 - casa21@editoracasa21.com.br
Desenvolvido por Ocara Interfaces Digitais